Topo
Como elaborar um Curriculum:

O C.V. é um cartão de apresentação e um dos meios de candidatura a emprego mais frequentes, um resumo dos dados pessoais, da formação académica e profissional, experiência laboral e actividades não profissionais de uma pessoa. É o primeiro elo de ligação entre o candidato e o empregador, sendo fundamental investir na sua elaboração já que poderá marcar a diferença.

Linhas de guia importantes:

* Resumido/Sucinto:
Coloque apenas informação que considera relevante, um C.V. demasiado extenso poderá levar à perda de interesse de quem o lê.

* Bem escrito:
Linguagem formal, clara e lógica. Utilize palavras simples e frases curtas. Erros ortográficos e gramaticais são proibidos (atenção que os correctores ortográficos nem sempre conseguem corrigir todos os erros).

* Siglas:
Se utilizar siglas, lembre-se de seguida de escrever o seu significado a primeira vez que as utiliza, quem está a ler poderá não saber o seu significado.

* Números:
Utilize algarismos, escrevê-los por extenso é desnecessário e ocupa mais espaço, dificultando a leitura.

* Organização e espaçamento:
Evite parágrafos muito longos e exponha uma ideia por cada um, organizando os diferentes pontos com margens e espaços suficientes.

* Utilize formas verbais de verbos de acção:
Ex: Fiz; realizei, elaborei, etc.

Nota: É importante adaptar o seu C.V. à sua realidade actual; se possui pouca experiência profissional deve complementar com actividades extra-curriculares; se possui muita experiência deve apenas colocar a mais relevante. Se possui habilitações a mais para o cargo, poderá ter em atenção não a colocar toda (poderá ser excluído por ter habilitações a mais).